sexta-feira, 7 de agosto de 2015

4 dicas para se produzir mais conteúdo em menos tempo

Technology communication design
Para se ter um blog ou site com conteúdo atualizado, aumentar suas chances de receber mais visitas e melhorar o seu posicionamento no Google é preciso escrever com frequência. Contudo, só pensar no tempo que essa tarefa pode levar é, para muitas pessoas, um fator desanimador. Para gerar conteúdo é preciso muito mais transpiração do que inspiração. Saber como conduzir esse processo ajuda a economizar tempo e produzir muito mais rápido.
Separamos 4 dicas práticas que, se bem executadas, podem economizar um tempo valioso na sua produção de postagens.

1 – Antes de tudo separe um tempo para isso

Escrever não é apenas sentar e colocar as ideias no papel, é preciso estar atento, com um objetivo em mente. Em meio a tantas tarefas no dia a dia é importante ter um momento para trabalhar em cima do seu texto.
Agende-se
Guarde um momento do seu dia para escrever e tenha em mente que você vai fazer isso. Quando você cria esse compromisso suas ideias geralmente começam a chegar antes mesmo de escrever.
Ter foco é fundamental
Ao escrever muitas ideias podem fugir e estar focado é fundamental. Há diversas metodologias para isso. Muitos de nós aqui na Resultados Digitais trabalhamos na produção de conteúdo usando fones de ouvido. A música, em muitos casos, estimula o foco e aumenta a produtividade e isso reduz o tempo na produção textual.
Outro método utilizado é a técnica Pomodoro. Ela consiste em usar um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de ‘pomodoros’. Basicamente você escolhe uma tarefa e ajusta o alarme para 25 minutos. Após o toque do alarme faça, uma pausa de 3 a 5 minutos e volte a tarefa. A cada quatro “pomodoros” faça uma pausa mais longa  de 15 a 30 minutos.
Outra forma é bloquear sites que causem distrações. Muitas vezes site e as redes sociais podem ser um caminho para sair do foco. Uma medida é bloquear esses links com o seu anti-vírus ou aplicativos dos navegadores. Essa medida não precisa ser definitiva e pode ser usada no momento da produção conteúdo em um curto período de tempo.
Não há uma forma mágica ou ideal para isso, o melhor é testar alguns métodos de concentração e escolher o que se encaixa melhor para você.
Estipule um prazo
Correr contra o tempo também ajuda muito a agilizar o seu processo de escrita, só tome cuidado para a pressa não reduzir a sua qualidade textual, algo muito comum.
Trace um plano com horas para trabalhar em um post. O Google Agenda (imagem abaixo) colabora e muito para esse processo, deixe agendado quantas horas no seu dia será preciso para cumprir essa tarefa e tenha foco no prazo.
07-21-escrever-rapido
Observe que nesse dia a postagem está em amarelo, isso também ajuda e muito a visualizar o seu prazo para a produção do conteúdo e colabora com o seu foco na tarefa.

2 – Defina o seu tema

Anote tudo
Anote suas ideias sempre que possível. Muitas vezes temos elas até mesmo fora do contexto do trabalho. Ter esse arquivo mental transformado em apontamentos no computador ou mesmo em um caderno cria um “backlog”, ou seja, uma caixa de informações que pode ser usado como tema em algum post futuro.
Faça um brainstorming
Você pode ter diversas ideias sozinho ou reunir a sua equipe para ver qual o melhor assunto para sua pauta. Ao trabalhar com o Brainstorming o melhor é não boicotar as primeiras ideias. Deixe elas fluirem, por mais que possam ser irrelevantes. Ao desenvolver linhas de raciocínios bons temas podem sair de ideias nem um pouco convencionais.
Google Trends
Google Trends é uma ferramenta do Google que informa os termos com maior número de buscas em um determinado período de tempo.
Para saber quais palavras-chaves do seu brainstorm são mais procuradas, por exemplo, vá até o canto superior esquerdo, abra o menu e clique em “Explorar”.  A seguir a tela de “compare” deve aparecer.

07-20-trends-2

Com essa ferramenta é possível tirar a dúvida de qual termo é o melhor caso forem semelhantes como no nosso exemplo de mídias sociais (azul) x redes sociais (vermelho) ou mesmo qual tema está mais relevante.
Palavras-Chave
Crie uma lista de temas com palavras-chave com uma variedade de palavras que estejam relacionadas ao seu negócio. Uma ferramenta muito interessante que pode ajudar nisso é o Planejador de Palavras-Chave do Google. A partir de algumas palavras sugeridas, ele consegue fornecer uma grande lista de sugestões valiosas para os seus posts.
Para alimentar a ferramenta, sugerimos que sua empresa insira cada um desses itens no planejador:
1 – Palavras que descrevam sua empresa, produtos/serviços e o mercado em que atua;
2 – O seu próprio site;
3 – O site de concorrentes ou de referências no mercado;
4 – Se você já usa alguma ferramenta que meça o tráfego do site, como o Google Analytics, inclua as palavras que já te geram tráfego orgânico.
Temos ainda um post que ajuda você a escolher as melhores palavras-chave para os mais diversos momento de compra do cliente dentro do seu funil de vendas.
Para ter ainda mais ideias temos um post específico onde apresentamos 6 fontes para criar um conteúdo efetivo para os mais diversos estágios do seu funil de vendas.

3 – Crie a estrutura

Pesquise sobre seu tema
Sempre há líderes do mercado ou empresas especializadas que podem ser sua referência. É valioso saber no mínimo qual é a forma que tratam o assunto e como abordam.Fique sempre de olho, acompanhe constantemente esses concorrentes, assine seu feed de notícias, suas newsletters e fique de olho no que fazem nas redes sociais.
Sites estrangeiros também são sempre uma boa referência. Se o seu nicho possui informações fora do Brasil, é sempre bom estar de olho nas tendências internacionais da sua área. Muitas informações relevantes acontecem fora do país e só depois tornam-se tendênciais nacionais. Fique atento.
Não escreva tudo de uma vez
Mesmo que as ideias estejam “fervendo” na sua mente, escrever tudo de uma vez, na maioria das vezes, não é a melhor opção. Em muitos casos os parágrafos demoram mais a sair e organizar tudo leva tempo além de um desgaste mental desnecessário. O melhor é organizar cada ideia a partir de um outline.
Crie um outline
Ter um outline é criar uma estrutura planejada para o seu post. Escrever um post inteiro, grande, por exemplo, é algo difícil e demorado. Se perder no meio a tantas ideias é comum se não há um planejamento traçado anteriormente.
Quando pensamos em montar só a estrutura, é algo simples e às vezes até passa a ideia de se perder tempo ou demorar muito. Mas depois que montamos, podemos pensar que basta “preencher as lacunas”, assim fica mais fácil se empolgar e terminar logo.
Ter um bom outline em mãos é transformar algo complexo em uma solução muito simples e lógica dentro de um processo. Aqui na Resultados Digitais temos visto que essa metodologia tem economizado em algumas horas a produção de conteúdo de diversos colaboradores. Aprenda como fazer um outline em nosso post.

4 – Desenvolva seu texto

Cada tópico por vez
Com a estrutura do outline pronta fica mais fácil organizar as ideias. Faça isso com cada uma delas. Reúna links, textos referências, citações, dados estatísticos e o que achar mais interessante para aquele tópico. Depois é hora de começar a escrever. Você inicia com diversas ideias soltas e elas organizadas começam a se tornar um conteúdo único.
Casa de ferreiro, espeto de ferro
Sempre que possível tente transmitir a sua experiência sobre aquele assunto. Aqui na Resultados Digitais em diversas postagens inserimos um pouco da nossa experiência para mostrar como as coisas funcionam e quais foram mais acertivas.
Assim, além de mostrar um conteúdo inédito você apresenta credibilidade e fica mais difícil alguém copiar o material para colocar em outros posts, por exemplo. Tudo isso acelera o processo de criação do post, afinal é muito mais fácil desenvolver uma ideia com a sua experência anterior do que partir de uma proposta do zero.
Pense como ir além
Além do texto o que mais você pode inserir em seu post? Inserir imagens, além de ilustrar o post, deixa a leitura mais leve e rápida. Colocar infográficos também ajuda a deixar sua postagem mais dinâmica e atraente. Isso também é válido para vídeos como webinars, apresentações em slideshare ou PDFs. Ter esses materiais também aceleram o seu processo de criação do post, pois já existe um forte conteúdo apoiando por trás do seu texto.

Conclusão

Escrever de forma rápida e eficiente não é algo que nasce da noite para o dia, é preciso praticar, estudar e ler bastante. Cada vez que você escreve mais, maiores serão suas aptidões e facilidades para desenvolver um texto em menor tempo. Com essas dicas e prática seus posts serão criados de forma mais ágil, prática, com conteúdo valioso e de qualidade para o seu público

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